PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas Notícias Voltar

Sobre a Interplast 2018 - Artigo Richard Spirandelli

Publicado em 16/05/2017 - 11:51  

Thumb post image

A Interplast chega em 2018 em sua 10a edição. Realizada a cada 2 anos, e iniciada no ano de 2000, surgiu de dentro de uma feira metalmecânica, a Intermach, que na época estava já em sua 2 edição ( 1997 e 1999).

Na época SC despontava como estado transformador de plásticos no cenário nacional, especialmente voltados da construção civil. A Interplast logo de início foi levada à mesa do SIMPESC - Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC, na pessoa do Sr. Nivaldo Nass, (antigo sócio proprietário da Akros que foi vendida para a AMANCO), que entendeu a importância da feira para a economia e as indústrias de transformação de plástico do estado de SC.

Deste ponto em diante, o SIMPESC passou a ser o realizador do evento , e iniciou-se uma maratona de visitas a indústrias, entidades de classe, feiras, associações da região para apresentar o novo projeto que teve uma rápida aceitação .

A partir da primeira edição os principais players do mercado de máquinas e matérias-primas passaram a se encontrar na INTERPLAST a cada 2 anos com os prospectos, clientes e imprensa, trazendo novidades em processos produtivos mais eficientes e tecnologias inovadoras para a indústria do plástico.

Do ponto de vista do impacto na economia, a INTERPLAST vem trazendo inovações na feira, conhecimento que pode ser aplicado diretamente na indústria pelo congresso e a partir de 2014 a rodada de negócio permitiu que as negociações entre compradores e fornecedores acontecessem mais rapidamente e incrementou o número de negócios.

A feira, o congresso e as rodadas de negócios mudaram o mercado da região tornando SC referência em tecnologia de produção no setor plástico, empregando muita mão de obra no setor de transformação e dando mais qualidade aos produtos aqui produzidos, e mais competitividade aos exportados. Além disso, a partir da Interplast muitos expositores instalaram filial em Joinville passando a atender clientes na região o que contribuiu para o desenvolvimento da nossa economia local.

Joinville, além de ser um polo no setor metalmecânico e de fundição, abrigando importantes empresas de destaque nacional, está localizado estrategicamente no meio da região sul do brasil , região altamente industrializada. Além disso sua proximidade com a região de metropolitana de Curitiba permite o acesso dos expositores a este mercado ( automotivo e linha branca). Também recebe muitos visitantes empresários da região norte e nordeste do RG que vem a feira INTERPLAST fazer negócios e se atualizar

Em 2016 a Interplast recebeu 380 marcas, 22 mil visitantes de 17 países e 23 estados. Teve o patrocínio da Braskem através do Programa PIC PLAST, e da ENEL Energia. Foram 600 participações nas palestras paralelas à feira, com 12 palestras com temas voltados à inovação no setor do plástico.

Além disto, vários workshops com temas relevantes acompanharam a programação como o PetTalk Sut, palestras sobre produtos GOOGLE, workshops jurídicos , e workshops sobre temas de eficiência energética nas empresas

Já na rodada de negócios, trouxemos 10 empresas âncoras, com 31 empresas fornecedoras, inclusivo uma comitiva de empresas do Rio Grande do Sul.

Para 2018 manteremos o formato de 2016, feira + rodada + congresso. Estamos buscando complementar a feira com novos eventos paralelos que atraiam públicos específicos. Entendemos que além do que está exposto na feira, o conhecimento , informações e cases apresentados em workshops e eventos paralelos ajudam a movimentar os negócios e complementar a feira.

Obviamente também estaremos ampliando a divulgação em diversos canais e investindo em qualificação do público visitante.

Em 2016 o país estava no auge de uma crise econômica e política. Tivemos uma redução do espaço na feira e muitas empresas desistiram da participação. Ainda assim a feira foi muito positiva para os expositores. Agora o cenário é outro, temos a expectativa de melhora na economia e as empresas voltarão a buscar soluções e processos produtivos mais eficientes. Além disto, o cenário da competição entre as feiras concorrentes nossas de SP, nos permite buscar a diferenciação no mercado, com uma feira que apresenta toda a cadeia de fornecimento do setor plástico. Do design do produto à produção em série.

Nossa feira , apesar de ser menor em espaço físico que as feiras de SP, é a única no Brasil que agrega toda a cadeia de fornecedores, e nosso foco é trazer tecnologia à exposição através de expositores que agregam soluções aos clientes. Do ponto de vista do visitante isto é muito importante.

Depois desta crise, muitos concorrentes ficaram pelo caminho abrindo caminho para que nossas feiras crescessem. Lançamos 2 feiras novas , uma na região sul do estado de SC voltada ao setor de Mineração e Metalmecanica e que em 2016 foi um sucesso, e uma em Chapecó região oeste do estado altamente industrializada e voltada a indústria alimentícia.

Nossos eventos continuam sendo uma das principais ferramentas de vendas para o mercado: INTERMACH - metalmecanica, INTERCON Construção Civil, METALURGIA = Fundição, POWERGRID - Energia, METALMINERAÇÃO - Mineração e Metalmecanica , EUROMOLD - Moldes, Matrizes e Ferramentas e ELETROMETALMECANICA - MetalMecanica.

A Messe Brasil tem o objetivo de transformar a INTERPLAST na principal feira de plásticos no Brasil, superando as feiras de SP em qualidade de expositores , tecnologias em exposição, qualidade de público visitante e geração de negócios. Acreditamos que já estamos no caminho conforme feedback que temos ouvido dos expositores.

INTERPLAST - Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
http://www.interplast.com.br

Richard Spirandelli
Diretor
Messe Brasil